quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Indiferença à parte



Acho que aprendi com “O pagador”. No teatro a gente sempre aprende. Mas o que mais me tocou foi a descoberta de uma mensagem até então subliminar para mim, que já conhecia a história. Fazendo a Galega, participando de todo o processo criativo do contexto e vendo surgir o caráter te todos os outros personagens, percebi algo diferente.
Aprendi que “O pagador” não é apenas uma crítica à um país preconceituoso e cheio de seus sincretismos, sendo que na verdade mesmo, a fé acaba sendo uma só. É também uma oração, um apelo, para que nós, homens e mulheres, façamos a nossa parte sem impedir que o outro também faça a dele.
O comerciante quer ganhar dinheiro. A Beata quer puxar o saco do padre. O Padre quer defender a igreja. A puta quer o mínimo de decência. O Bonitão (da bala chita) quer tirar vantagem. A Rosa quer ser uma boa esposa. O Zé quer pagar a promessa... e por aí vai. Todo mundo exercendo sua função. Não julgo certo ou errado. Ser objetivo é cumprir sua função.
Então vem “O pagador” pra me fazer pensar. O mundo é esse mesmo. Cada um no seu lugar, cada um no seu quadrado. E são nossas atitudes que fazem a diferença. Que nos tornam diferentes.
Diante desse pensamento e ainda enquanto pesquisava a persona da Galega, deparei-me com a musica da Mercedes Sosa:


Solo Le pido a Dios.

Solo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente,
Que la reseca Muerta no me encuentre
Vacia y sola sin haber hecho lo suficiente.

Solo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente,
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me araño esta suerte.

Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.


Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede mas que unos cuantos,
Que esos cuantos no lo olviden facilmente.

Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado esta el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente.



Que nossas atitudes não sejam indiferentes!

2 comentários:

gu disse...

Façam uma visita e a gente vai trocando figurinhas!
SONHOS DOCES SÃO FEITOS DISSO
Direção Cynthia Paulino
Elenco: alunos do 4a período da Escola de Teatro da Puc
ESTRÉIA NOVEMBRO 2008

gu disse...

www.sonhosdocessaofeitosdisso.blogspot.com

Beijo para todos!
Cy Paulino